Just Another Girl

sexta-feira, maio 23, 2003


Hoje a vida me deu um livro de presente, a Vânia Machado (amiga, das mais queridas) já tinha me emprestado ele mas eu não tinha lido uma vírgula....
Andando para cá dei de cara com ele (que custa 53) num cara que vende livro usado no Passeio por 15.... tive que comprar (e acabei ganhando ele, a Vânia fez questão de me dar o $$ que eu tinha gasto pelo livro, já que na verdade ela tinha prometido me dar um....)

Abri o livro no capítulo que diz que cada um deve procurar sua turma e li o seguinte:
"...As meninas que demonstram ter uma forte natureza instintiva muitas vezes passam por sofrimentos significativos no início da vida. Desde a época em que são bebês, são mantidas presas, domesticadas, e ouvem dizer que são inconvenientes ou teimosas. Suas naturezas selvagens revelam-se bem cedo. Elas são curiosas, habilidosas, e possuem excentricidades leves de vários tipos, caracteristicas estas que desenvolvidas, constituiriam a base para sua criatividade para o resto das suas vidas. Considerando-se que a vida criativa é o alimento e a água para a alma, esse desenvolvimento básico é de importância dolorosamente crítica.
Geralmente, o isolamento precoce começa sem que seja por nenhuma culpa da criança e é exacerbado pela incompreensão, pela crueldade da ignorância ou pela perversidade proposital dos outros. Nesse caso, o self básico da psique é ferido desde cedo. Quando isso acontece a menina começa a acreditar que as imagens negativas dela mesma, refletidas pela família e pela cultura em que vive, são não só totalmente verdade mas também totalmente isentas de preconceito, de influência da opinião e de preferências pessoais. A menina começa a acreditar que ela é fraca, feia, inaceitável, e que isso continunará a ser verdade não importa o esforço que ela faça para reverter a situação."


Clarissa Pinkola Estés, Mulheres que correm com os lobos, pág. 218 - 9ª edição

É, eu sempre fui isso....
E já tinha descoberto que a culpa não é tão minha assim.....
(detalhe, abri o livro em uma página aleatória e isso tava escrito lá)

Home